15 de novembro de 2011

Seminário “Desafios Sindicais: As Respostas das Uniões da UGT” - 14 de Novembro

Decorreu no passado dia 14 de Novembro, no auditório do Sindicato dos Bancários do Norte o seminário “Desafios Sindicais: As Respostas das Uniões da UGT”, comemorativo do 2.º aniversário da UGT-Porto.

A abertura coube ao Presidente da UGT João de Deus e as intervenções estiveram a cargo do Presidente da UGT-Coimbra Carlos Silva, do Presidente da UGT-Viseu Manuel Teodósio, do Presidente do Sindicato dos Enfermeiros José Azevedo e do Vice-Presidente do Sindicato dos Bancários do Norte Manuel Pereira Gomes. Encerrou os trabalhos o Secretário-Geral João Proença.

Em jeito de conclusão podemos afirmar que em todas as intervenções foi realçada a decisão da constituição das Uniões como um passo positivo na organização da UGT; que as Uniões têm processos e ritmos de implantação conforme as especificidades dos respectivos distritos; que cabe a cada União encontrar o seu espaço de intervenção em consonância com a central; que, apesar das dificuldades, a afirmação e actividade das Uniões dependem dos sindicatos e do grau de empenho dos seus dirigentes e na capacidade de colaboração entre si, nunca os substituindo; e que o principal desafio de todos é a sindicalização e a proximidade junto dos trabalhadores.

Por último, e perante várias dezenas de dirigentes e activistas, destacando-se as presenças de representantes das Uniões de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e Viseu e no seguimento da análise feita à grave situação sócio-económica no nosso país, o Presidente e o Secretário-Geral da UGT apelaram à mobilização e participação na Greve Geral do dia 24 de Novembro.



Sem comentários: